terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Falar de Ética Com Seus Filhos


As crianças assistem a seus pais. As crianças muitas vezes modelar o seu próprio comportamento com base no que vêem seus pais fazem.

Muito recentemente, uma mulher enfrentou um dilema ético e não sabia o que fazer. Sua filha está na escola e tem um amigo. Mãe do amigo mentiu sobre seu endereço para que sua filha pudesse frequentar a escola. A primeira mulher foi muito dividido sobre o que fazer porque ela não queria que ela própria filha acidentalmente derramar o feijão ou ser convidado para mentir.

Estas situações acontecem diariamente. Nossos filhos são confrontados com decisões éticas que precisam para fazer. Eles irão basear as suas decisões sobre o que foi modelado para eles.

Discutir ética com o seu filho a partir do momento que eles são jovens. Faça perguntas que o levam a pensar sobre o que poderia fazer em uma determinada situação. Muitas vezes não há respostas certas ou erradas, mas há muito espaço para discussão.

Peça o seu filho o que ele / ela faria se viu outra criança tira um brinquedo de uma criança a brincar com esse brinquedo. Será que eles entram? Será que falar com um adulto? Será que eles ignoram completamente a situação?

Pergunte ao seu filho em idade escolar que ele / ela faria se eles viram um outro estudante papel de cópia do seu amigo. Isso pode ser um teste ou pode ser lição de casa. Será que eles viram no trapaceiro? Será que dizer algo para o cheater? Eles ocupam o seu próprio negócio?

Pergunte ao seu colegial o que fariam se soubessem que alguém havia bebido e que a pessoa queria, em seguida, dirigir. Ou o que fariam se soubessem que um amigo estava andando sorrateiramente à noite por trás das costas de seus pais?

Estas são todas as questões de ética. Diferentes famílias vai encontrar respostas para essas perguntas em lugares diferentes.

Eu acredito que é tão importante a desempenhar papel como este ao longo dos anos para que, quando confrontados com decisões éticas do seu filho tem uma base para fazer esses tipos de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário